Melhorar o rendimento turístico de dois municípios litorâneos com riquezas naturais e históricas únicas no Paraná: esta foi a intenção de uma reunião realizada entre o prefeito Marcelo Roque e o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Guaraqueçaba, Sérgio José Maria de Freitas, na tarde desta segunda-feira (20/02/2017), no Palácio São José. Ao lado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Vera Trotta Telles, o prefeito iniciou uma parceria que pretende aumentar o fluxo de turistas em Paranaguá e na região.

“A nossa gestão está aberta ao diálogo com os outros municípios da região. Por ser o maior município do Litoral, Paranaguá pode colaborar com roteiros turísticos junto com Guaraqueçaba e outras cidades, fazendo este intercâmbio de turistas que movimenta a economia local, beneficiando o nosso comércio, setor hoteleiro, restaurantes, entre outros empreendimentos”, ressalta o prefeito Marcelo Roque. “Guaraqueçaba é um município irmão de Paranaguá. Agradecemos a presença do secretário e esta demonstração de união em prol do desenvolvimento turístico litorâneo”, completou.

Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Vera Trotta Telles, a parceria com Guaraqueçaba será benéfica para Paranaguá. “O transporte de barcos para Guaraqueçaba, que é o modo mais rápido de acesso ao município, é feito via Paranaguá, que conta com inúmeros trapiches e empresas especializadas. A intenção é criar uma estrutura que faça com que o turista que queira ir até Guaraqueçaba de barco também aproveite os atrativos de Paranaguá, beneficiando o setor turístico dos dois municípios, que são ricos em locais conhecidos internacionalmente”, completa.

“A Prefeitura de Guaraqueçaba quer estreitar sua ligação com Paranaguá, inclusive podendo adaptar calendário de eventos turísticos, de modo que as datas das festividades nos dois municípios não ocorram no mesmo período, beneficiando a movimentação de turistas. Nesta primeira conversa, já abordamos sobre o aniversário de Guaraqueçaba, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de março, onde o município de Paranaguá deverá colaborar conosco na estrutura de apoio logístico de transporte dos turistas”, afirma o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Sérgio José Maria de Freitas.

O município concederá apoio logístico por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), comandada pelo secretário Cleomir Maia dos Santos. Haverá estruturação do receptivo aos turistas no ponto de saída dos barcos e no Mercado do Peixe, com efetivo focando os atrativos turísticos dos dois municípios.

Participou da reunião o diretor da Secultur, Jorge Fujita.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi
Prefeitura Municipal de Paranaguá

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaraqueçaba.