Guaraqueçaba oferece a seus visitantes atrativos que vão além das ricas belezas naturais. O local conta com características culturais (representadas pelo fandango e artesanato) e gastronômicas que surpreendem pelo regionalismo e peculiaridade marcantes. Conheça algumas práticas realizadas também pelos cooperados da Cooperguará Ecotur.

Artesanato – Os artesãos produzem obras de arte com matéria-prima natural (fibras, cascas, sementes e madeira), aproveitando estes insumos disponíveis na floresta sem causar impactos negativos à região. Entre as peças estão esculturas em madeira, fibras naturais trançadas, móveis, objetos de decoração, réplicas de instrumentos de fandango e trabalhos em bambu.

Fandango – Dança típica do litoral paranaense, o fandango faz parte do folclore do Estado e é apresentado para comemorar mutirões de plantio, aniversários, casamentos e outras confraternizações. A dança adquire características particulares em comunidades diferentes, mas dois grupos são sempre observados: o bailado (ou valsadas), dançado todo o tempo com o mesmo par, e o batido, que exige a mudança de par e o uso de tamancos para bater forte no assoalho. Tudo isso, movido ao som dos violeiros, que, junto com outros instrumentos típicos, como a rabeca e o adufe, garantem a animação dos dançarinos e do público.

Farinheira – Base da alimentação da região de Guaraqueçaba e Antonina, a mandioca é comumente plantada nos sítios e propriedades agrícolas, sendo colhida, ralada, prensada para drenagem e transformada em farinha em grandes tachos à lenha, denominados farinheiras. Da farinha proveniente do beneficiamento da mandioca surgem subprodutos como tapioca, biju e rosquinha de polvilho, que são excelentes acompanhamentos para uma boa conversa com café passado na hora.

Gastronomia Típica – Guaraqueçaba também representa um convite aos sabores e aromas da boa mesa. Lá, são servidos deliciosos pratos, com temperos combinados a ingredientes produzidos no próprio local. No cardápio dos estabelecimentos do litoral estão incluídos peixe fresco, ostra, tainha recheada assada, bolinho de camarão e camarão ao molho. Já no continente, integram a lista de produtos orgânicos como farinha de mandioca e seus derivados (biju, tapioca, rosquinha de polvilho), geléia de banana orgânica, mel de abelhas nativas, própolis, pães, bolos e biscoitos.

Pesca artesanal – Mais que uma atividade de subsistência e principal fonte de proteínas na alimentação da população caiçara, a pesca artesanal é o retrato fiel da identidade e cultura local. Há gerações, estas pessoas tiravam do mar o seu alimento e o seu sustento de forma sustentável. Porém, o avanço da tecnologia, de fibras sintéticas como o nylon e a evolução das embarcações que praticam a pesca de arrasto representaram o declínio na produção de pescado no litoral do Paraná. Dessa forma, a cultura da pesca tradicional sobrevive com certa dificuldade, sendo sempre realizada no período certo de reprodução de espécies. A atividade pode ser vivenciada pelos visitantes em roteiros oferecidos pela cooperativa, com o privilégio de poder degustar o peixe fresco, preparado logo após o retorno do passeio pelos restaurantes cooperados.

Fonte: SPVS.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaraqueçaba.