Simulados de Abandono em GuaraqueçabaNo dia 07 de maio de 2015 foram realizados, pelo 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná, dois Simulados de Abandono Escolar, sendo um na Escola Antônio Barbosa Pinto e o outro no Grupo Marista, ambos no município de Guaraqueçaba – PR.

O simulado foi realizado para testar a efetividade do Plano de Abandono das escolas mencionadas, que consiste em uma série de procedimentos que devem ser realizados pelas pessoas que ocupam uma edificação prestes a sofrer um colapso estrutural ou que esteja sob circunstâncias potencialmente perigosas à vida, como um incêndio, por exemplo.

Ademais, foram apresentadas, aos alunos e professores, as normas de prevenção contra incêndios e as ações já desenvolvidas por outras escolas de cidades da região da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC).

O município referido não possui instalações do Corpo de Bombeiros, por essa razão foi ainda propiciado treinamento prático, de manuseio e operação de extintores de incêndio, aos funcionários da prefeitura, aos comerciantes, às empresas e à população como um todo. Este treinamento ensinou o uso correto, a importância de manter dentro da data de validade e a aplicabilidade funcional dos diversos tipos de extintores (água pressurizada, pó químico seco e CO2), sendo a água utilizada para incêndios sólidos inflamáveis (madeira, por exemplo) e os demais para líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados.

O conhecimento efetivo do Plano de Abandono e da utilização de extintores de incêndio minimiza os possíveis danos em casos emergências até a chegada do socorro.

Fonte: Asp. Of. BM Bruno Arantes Hanauer 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaraqueçaba.