Os policiais militares do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) que atendem a região do Litoral do Estado realizaram um feito histórico nos últimos meses: levaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) ao município de Guaraqueçaba, compreendendo também as ilhas de Almeida e Superagui, que até então, não eram contemplados com o programa.

Ao final do ciclo de aplicação do programa, os policiais militares em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba, realizaram no dia 28 de novembro, a tão esperada formatura do PROERD. O evento contou com a presença do Comandante do 6º Pelotão da 1ª Companhia do BPEC, 1º Tenente Edilberto Mazon Filho, do 1ª Sargento Fernando Justus, Coordenador do PROERD no litoral do PR, do Secretário de Educação, Thomas Lourenzo, do Secretário de Turismo, Enio Januário, do 1º Sargento João Henrique Vidal, do 9º Batalhão de Polícia Militar, dos Instrutores do PROERD Aguinaldo, Suelen, Laize e Modesto e, abrilhantando o evento, os alunos formandos, pais, professores e diretores das escolas atendidas.

Em sua fala, o Tenente Mazon agradeceu a iniciativa da prefeitura em firmar o convênio com o programa e confiou aos policiais para expandirem ainda mais os trabalhos nos próximos anos. O Comandante interagiu com os formandos elogiando as brilhantes redações do PROERD.

O Secretário de Educação, Thomas Lourenzo, direcionou sua fala aos pais e alunos presentes, frisando a valorização do grupo mais importante que temos: a família. Aos policiais militares, o Secretário agradeceu a dedicação e o esforço para a concretização desse sonho.

“Um dia saímos de Paranaguá com o tempo perfeito e na volta nos surpreendemos com o mar revolto, achei que o barco iria virar! Sentimos medo!!” Foram dias de desafios onde não medimos esforços para levar as lições de prevenção às crianças desta região!!!”, relataram os instrutores do PROERD, soldado Aguinaldo Rodrigues da Rosa e Suelen Ramos Chagas.

Contudo, apesar das dificuldades de deslocamento, os policiais fecharam o ciclo com boas histórias para contar, conquistaram novas amizades e é claro, com o sentimento do dever cumprido, ao ver no semblante de cada criança, a esperança de um mundo mais feliz, saudável, longe das drogas e da violência.

Uma das atrações mais esperadas na formatura, a presença do leão DAREN, mascote do PROERD, causou furor nos formandos. O mascote animou a formatura dançando a música do PROERD.

Ao final, todos os presentes foram recepcionados para um coquetel.

Fonte: Ilha do Mel FM.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaraqueçaba.